O homem atrás da nuvem de fumaça parece constantemente ter a mão dele nos negócios dos Arquivos X, e a presença dele serve como uma advertência que a sombra do governo está usando Mulder e Scully como um elemento no seu jogo.

A tensão entre Mulder, Scully e o Canceroso tem aumentado continuamente não só quando o homem com o pacote de cigarros Morleys se envolve no trabalho de Mulder, mas também por ter sido o responsável por várias interferências nas vidas dos agentes. Em "One Breath" (2x08), Mulder culpa-o pela abdução de Scully, e vem prepara-se para matá-lo. Mas Mulder descobre depois que o Canceroso tem conexões com seus pais e que ele foi um dos pricipais responsáveis no rapto de Samantha.

Há algum tempo, Mulder e Scully descobriram finalmente o verdadeiro nome do Canceroso: é C.G.B. Spender (embora este também pode ser somente outro pseudônimo), descobrindo também que a ex-esposa dele é a abduzida Cassandra Spender. O Canceroso teve seu filho, Jeffrey Spender, nomeado para os Arquivos X depois que Mulder e Scully foram retirados da unidade, mas o Agente Spender provou ser, na verdade, uma decepção para seu pai. Deste modo, o Canceroso resolve exterminar o próprio filho em "One Son" (6x12).

Em " A Sexta Extinção: Amor Fati " (7X04), o DNA extraterrestre de Mulder -- que era na verdade a mutação do óleo negro, ativado ao entrar em contato com um artefato alienígena -- é transferido ao Canceroso para fazer dele um híbrido humano-alienígena. Mas o procedimento causou uma inflamação cerebral no fumante enganoso. Embora o homem velho estaja morrendo, o seu ex-mercenário, Krycek, lança-o para uma queda nos degraus de uma escada em "Réquiem" (7x22). Aparentemente, o Canceroso está morto.